A adesão da tecnologia na endoscopia tem permitido que esse exame de diagnóstico por imagem se torne cada vez mais inteligente e assertivo.
Indo de encontro às propostas da medicina atual, que busca por mais qualidade em seus resultados.
Contata-se que a endoscopia está passando por atualizações frequentes, a fim de se tornar um exame que dá suporte a tratamentos.
Além disso, ajuda a diagnosticar condições condições clínicas.
Apesar das constantes inovações relacionadas à tecnologia na endoscopia, o processo para se tornar um especialista se mantém o mesmo.
Você sabe qual é? Tem dúvidas sobre esse processo? Ou quer saber mais sobre como a tecnologia na endoscopia vem permitindo avanços no setor de diagnóstico por imagem?
Em todo caso, te convidamos a acompanhar nosso artigo, pois trouxemos essas e outras informações sobre a especialização, considerando esse viés moderno e tecnológico que permite ter excelência na prática endoscópica. Confira!
Tecnologia na endoscopia: como acontece?
A partir da utilização de métodos mais modernos e inteligentes, percebe-se o uso da tecnologia na área da endoscopia.
A partir da adesão de equipamentos e mesmo de práticas inovadoras, é possível obter um resultado muito mais preciso na proposição da análise clínica e do diagnóstico da condição que o paciente vem enfrentando.
Métodos tecnológicos associados à prática endoscópica
A prática endoscópica, por si só, já representa um avanço na realização de diagnósticos com base na avaliação de imagens.
Porém, com a adesão de métodos tecnológicos nesse processo, tem sido possível alcançar resultados ainda mais expressivos, que estão ajudando na proposição de tratamentos ainda mais assertivos.
A tecnologia na endoscopia tem favorecido para alcançar muito mais assertividade e bons resultados, tanto nos diagnósticos, quanto em mais qualidade de vida para os pacientes submetidos ao exame.
Olha só quais são as áreas que a tecnologia na endoscopia tem favorecido:
Qualidade HD nas imagens
Os aparelhos mais modernos e tecnológicos têm oferecido maior qualidade na imagem obtida, até mesmo em High Definition, o famoso HD.
Com isso, é possível identificar muito mais detalhes em cada frame, permitindo que o médico perceba qualquer alteração mínima a ser investigada com mais aprofundamento.
Utilização de stent
O stent é um equipamento amplamente utilizado na medicina, que possui a característica de se expandir dentro da cavidade onde é inserido.
Usar um stent associado à endoscopia tem garantido melhores acessos e permitido que sejam realizados procedimentos especiais, principalmente na realização de endoscopia terapêutica.
Uso de Spyglass
Outro equipamento que pode ajudar a obter melhores resultados na endoscopia, principalmente na retirada de cálculos biliares.
O uso do spyglass pode evitar que o paciente vá para a cirurgia, apresentando um risco bem menor do que o convencional na remoção de cálculos.
Adoção de ecoendoscopia
A ecoendoscopia é um método moderno, onde se unifica a endoscopia com a ultrassonografia, ajudando a ter uma imagem ainda mais detalhada e realista.
Para diagnósticos de doenças pancreáticas e lesões epiteliais, esse método tem apresentado muitas vantagens;
Adesão à cápsula endoscópica
Uma versão à endoscopia tradicional é o uso da cápsula endoscópica, que além de sua função usual, também pode favorecer a realização de colonoscopias.
Pacientes que possuem obesidade ou problemas relacionados à endoscopia, veem na cápsula uma alternativa mais viável.
Qual profissional pode realizar endoscopias?
Apenas o profissional médico detentor do RQE em endoscopia é que pode realizar esse tipo de exame de imagem.
Esse processo, entretanto, se inicia com a graduação em Medicina, onde o profissional deve se formar e estar habilitado para a realização da prática médica.
Após essa graduação inicial, a médica ou médico precisa optar pela formação especializada em Clínica Geral ou Gastroenterologia. Essas são duas áreas correlatas à endoscopia.
Apenas após a obtenção do RQE nessas especialidades é que a médica ou médico interessado em se tornar endoscopista pode se submeter à formação técnica direcionada.
Mas, perceba algo muito importante aqui: para obter o RQE em Endoscopia, é necessário que a candidata ou candidato já tenha uma formação, que muitas vezes pode impedi-lo de se dedicar a uma residência presencial.
Nesse caso, ele pode optar por uma alternativa para obter o RQE em endoscopia, que é se submetendo à prova de título de especialista, aplicada pela sociedade reguladora da especialidade.
Como se tornar um profissional especializado em endoscopia?
Pensando em como a tecnologia na endoscopia pode favorecer a aplicação de exames mais direcionados, é preciso pensar que os profissionais especialistas têm procurado se capacitar cada vez mais.
Por isso, o processo para se tornar um especialista em endoscopia, agora, também precisa prever a capacitação no uso de equipamentos e ferramentas que podem otimizar o processo endoscópico, além de garantir melhores prognósticos com a avaliação do problema.
A primeira etapa da formação do especialista em endoscopia não se difere em nada da escolha pela especialização em outros segmentos da medicina.
Logo, quem pretende se especializar em endoscopia, primeiro precisa se graduar como médico. Depois disso, é necessário realizar residência médica ou passar pela prova de titulação em áreas correlatas, como gastroenterologia, por exemplo.
Apenas após essa formação específica é que a médica ou médico pode optar pela especialização em endoscopia.
O RQE em endoscopia é obtido ou por uma nova residência, dessa vez mais aplicada na realização de exames, ou com a aprovação na prova de título de especialista aplicada pela Sobed.(Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva).
Essa prova é composta por questões teóricas, que envolvem todos os escopos da especialidade, exigindo que a candidata ou candidato tenha uma enorme bagagem didática sobre o assunto.
Apenas tendo um bom desempenho na prova de título é que a médica ou médico aumenta as suas chances de se tornar um especialista em endoscopia.
A AproMed te ajuda nesse processo!
Se você está pensando em aproveitar esse momento mais moderno, com mais aplicação de tecnologia na endoscopia, a AproMed pode te ajudar.
Somos uma instituição de ensino em saúde, com cursos preparatórios especialmente criados para quem deseja passar pela prova de título de especialista em áreas como: endoscopia digestiva, gastroenterologia e coloproctologia.
Em nossos preparatórios, as médicas e médicos candidatos ao título têm um reforço dos conhecimentos obtidos desde a graduação, aprendendo, também, sobre detalhes técnicos dos exames.
Outro ponto abordado nos cursos preparatórios da AproMed, é a apresentação do viés moderno aplicado nessa realização desse exame, permitindo que as alunas e alunos já tenham contato com essa tecnologia na endoscopia, por exemplo.
Se você se interessa pela obtenção do RQE através da prova de titulação, que se dá a partir da realização do exame de título realizado pelas sociedades reguladoras da especialidades médicas, nós temos cursos preparatórios especiais sobre estes temas.
Em nosso curso preparatório para prova de título em endoscopia, você vai poder aprender muito mais sobre as técnicas deste exame, além de poder discutir sobre alternativas mais modernas, inteligentes e assertivas que vêm sendo implementadas.
Acesse nosso site para saber mais detalhes.
Deixe seu contato, que alguém do nosso time falará com você!
Cursos preparatórios AproMed: venha ser um profissional brilhante!
A AproMed é uma instituição de ensino em saúde credenciada pelo CRM SP e conveniada ao CRM RJ.
Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Apromed é uma Instituição de Ensino Médico de Excelência, com 98,9% de aprovação.
Ter prosperidade econômica, sucesso e reconhecimento, pode melhorar a sua vida. O curso de atualização e o título de médico especialista (RQE) registrado no CRM ajuda, colabora e favorece.
Pois, sem educação médica continuada, fica quase impossível adquirir reconhecimento profissional. Por isso, a importância dos cursos de atualização e do título de especialista registrado no CRM.
Melhorar a sua condição econômica exige conquistar conhecimento atualizado e o título de especialista registrado no CRM. Trata-se de algo importantíssimo e fundamental para se destacar. O diferencial que pode alavancar a vida do profissional da medicina.
Veja também:
Onde encontrar o melhor curso intensivo para tirar RQE em endoscopia digestiva em 2023?
ENDOSCOPIA: a importância do segundo médico endoscopista