O Conselho Federal de Medicina, CFM, propôs as novas regras de publicidade médica 2023.
Isto é, qualquer publicação médica 2023, deve-se adequar ao novo modelo de marketing médico.
Tal marketing visa proteger a integridades, idoneidade e privacidades não só dos profissionais mas dos pacientes também
Apesar da fácil compreensão em relação às políticas de divulgação em relação à publicidade médica, a partir dessa atualização 2023, estará ainda mais claro e organizado.
Ou seja, maior segurança acerca das publicidades médicas no âmbito do marketing.
Você já está por dentro dessas mudanças? Se ainda não, está na hora de saber o que mudou e como devem ser as novas ações em publicidade médica 2023. E nós vamos te ajudar!
Reunimos todas as informações e o que você precisa saber sobre o assunto e criamos esse conteúdo especial. Confira!
Novas regras da publicidade médica 2023: entenda o que mudou
Com o objetivo de modernizar e garantir a ética na publicidade médica, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou, em setembro de 2023, a Resolução CFM nº 2.336/2023. A nova resolução traz algumas mudanças importantes em relação à resolução anterior, publicada em 2011.
As principais mudanças nas novas regras da publicidade médica:
- Liberação da divulgação de imagens e vídeos de médicos e pacientes em sites, blogs e redes sociais, desde que não configurem prática sensacionalista ou de concorrência desleal;
- Permissão para a divulgação de preços e campanhas promocionais, desde que sejam claros, objetivos e não induzam à compra;
- Divulgação de pacientes em redes sociais, apenas de forma profissional e respeitosa;
- Disponibilidade de informações sobre as qualificações do médico, como títulos, cursos e especializações, em sites e redes sociais.
Além dessas mudanças, a nova resolução também traz novos artigos sobre a publicidade de procedimentos estéticos, medicamentos e outros produtos.
Vamos entender melhor cada uma das mudanças na publicidade médica 2023:
1. Divulgação de imagens e vídeos
Como adiantamos, essa nova resolução libera a divulgação de imagens e vídeos de médicos e pacientes em sites, blogs e redes sociais, para uso com finalidade de publicidade médica 2023.
Porém, recomenda-se utilizar tal recurso quando este não confira sensacionalismo ou concorrência desleal.
Essa mudança é uma forma de permitir que os médicos se comuniquem com seus pacientes de forma mais clara e acessível.
No entanto, enfatiza-se a necessidade de produzir imagens e vídeos de forma ética e responsável, pois assim irá evitar qualquer tipo de sensacionalismo ou algo do tipo.
2. Divulgação de preços e campanhas promocionais
A nova resolução também permite a divulgação de preços e campanhas promocionais, desde que sejam claros, objetivos e não induzam à compra.
Essa é uma forma de permitir que os pacientes comparem preços e encontrem as melhores ofertas.
No entanto, acerca da divulgação dos preços, deve-se lembrar que estes têm de ser divulgação de forma clara e transparente.
Assim, evitará qualquer tipo de informação equivocada.
3. Interação com pacientes nas redes sociais
A nova resolução autoriza a interação com pacientes nas redes sociais, desde que seja feita de forma profissional e respeitosa.
O intuito dessa mudança é permitir que os médicos respondam às dúvidas e preocupações dos pacientes. No entanto, é importante ressaltar que a interação deve ser feita de forma ética e profissional, evitando qualquer tipo de comentário ou atitude que possa ser considerada inadequada.
4. Divulgação de qualificações
A regra sobre a divulgação de qualificações do médico é uma das mudanças mais importantes na nova resolução da publicidade médica. Ela torna obrigatória a disponibilidade de informações sobre as qualificações do médico, como títulos, cursos e especializações, em sites e redes sociais.
Essa mudança é uma forma de permitir que os pacientes tenham acesso às informações necessárias para tomar uma decisão informada sobre o atendimento médico.
Divulgue as suas informações médica de modo claro e transparente, veja abaixo o que não pode faltar:
- Nome completo do médico;
- CRM (registro do médico no Conselho Regional de Medicina);
- Especialidades registradas;
- Títulos e cursos realizados;
- Experiência profissional.
A nova resolução também estabelece alguns critérios para a divulgação das qualificações do médico:
- As informações devem ser atualizadas regularmente;
- As informações não podem ser usadas para fins de publicidade ou propaganda;
- As informações não podem ser usadas para promover ou incentivar o consumo de serviços ou produtos de saúde.
A divulgação das qualificações do médico é uma forma de garantir a transparência e a ética na publicidade médica. Ela permite que os pacientes avaliem as qualificações do médico e tomem uma decisão informada sobre o atendimento médico.
Atente-se aos exemplos acerca da divulgação das qualificações médicas no universo da internet.
- Em um site, as informações podem ser inseridas em uma página dedicada ao médico, ou podem ser exibidas em um banner ou menu;
- Nas redes sociais, as informações podem ser inseridas na biografia do médico, ou podem ser exibidas em posts ou stories.
É importante que os médicos estejam cientes da nova regra sobre a divulgação de qualificações para que possam se adequar às mudanças e evitar problemas com o Conselho Federal de Medicina.
5. Outras mudanças na publicação médica
Além das mudanças mencionadas acima, a nova resolução também traz novos artigos sobre a publicidade de procedimentos estéticos, medicamentos e outros produtos.
No caso dos procedimentos estéticos, a nova resolução estabelece regras mais rígidas para a divulgação, como a obrigatoriedade de informar os riscos e contra indicações dos procedimentos.
Em relação aos medicamentos, a nova resolução proíbe a divulgação de propagandas que estimulem o consumo indiscriminado de medicamentos.
E, no caso de outros produtos, a nova resolução estabelece regras para a divulgação de produtos que não são medicamentos, como suplementos alimentares e produtos de higiene pessoal.
As regras da publicidade médica 2023 já estão em vigor?
A resolução foi promulgada em setembro de 2023 e já está sendo implementada.
Por isso, se você trabalha com marketing médico, deve ficar atento às mudanças da publicidade médica 2023.
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