O sistema digestório/digestivo tem um papel fundamental na saúde das pessoas. É por meio dos alimentos que as pessoas repõem suas energias para se manter ativas, e as deficiências nesse sistema podem trazer vários problemas. Pesquisas apontam, por exemplo, que doenças intestinais aumentam em até nove vezes o risco de infarto. Por isso, a importância do Gastroenterologista.
Essa é a especialidade médica responsável pelos cuidados com o sistema digestório. Dessa forma, o profissional de Gastroenterologia avalia a saúde da boca, esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado, intestino grosso e delgado, cólon e íleo.
Para se tornar um especialista em gastro, é necessário após a formatura da graduação em Medicina cursar dois anos de residência ou fazer uma prova de título, comprovando os conhecimentos na área. O Gastroenterologista atende em clínicas e hospitais e na residência médica ele deve passar necessariamente pelos seguintes trabalhos:
- Unidade de internação: mínimo de 30% da carga horária anual;
- Ambulatório: mínimo de 20% da carga horária anual;
- Urgência e emergência: mínimo de 15% da carga horária anual;
- Serviço de endoscopia digestiva: mínimo de 15% da carga horária anual.
No Brasil, há aproximadamente 4,8 mil médicos com título de gasto, segundo a pesquisa ”Demografia Médica no Brasil 2018”. Em comparação com as especialidades que mais formam no país (Clínica Médica: 42,7 mil; Pediatria: 39,2 mil, Cirurgia Geral: 34 mil; Ginecologia e Obstetrícia: 30,4 mil; e Anestesiologia: 23 mil), o total de gastroenterologistas é pequeno e ainda há bastante mercado de trabalho para essa área.
A média salarial dos profissionais de Gastroenterologia, segundo pesquisa Catho, é de R$ 9.304,71.
Principais doenças tratadas pelo gastro
Entre as doenças mais comuns tratadas por um especialista em Gastroenterologia estão:
- Gastrite;
- Úlcera;
- Intolerância à lactose;
- Hérnia de hiato;
- Cirrose;
- Hepatite;
- Refluxo gastroesofágico;
- Pedra na vesícula;
- Hemorroidas;
- Doença de Crohn;
- Retocolite ulcerativa;
- Síndrome do intestino irritável.
E os sintomas mais frequentes que levam as pessoas a procurarem esse especialista são:
- Azia, queimação ou dor de estômago;
- Diarreia;
- Dificuldade de digestão;
- Dores, cólicas ou inchaço abdominal;
- Náuseas e vômitos;
- Prisão de ventre;
- Presença de sangue nas fezes;
- Sensação de estômago cheio.
Subespecialidades da Gastroenterologia
Depois da residência médica, o médico Gastroenterologista ainda pode se aprofundar mais em algum órgão específico do sistema digestório ou na realização de exames desta área.
São exemplos de subespecialidades médicas de gastro: a Coloproctologia, que trata das doenças do intestino grosso e do canal anal; a Hepatologia, que estuda e promove o tratamento das doenças do fígado; a Endoscopia Digestiva; e a Ultra-Sonografia.
A Gastroenterologia é uma especialidade importante dentro da Medicina e que precisa formar mais profissionais. Se você pensa em fazer uma residência médica nesta área, conheça os cursos da Apromed. Inscreva-se em nossa news e fique por dentro das novidades sobre cursos e de nossas mais recentes publicações de blog.
Venha para AproMed | Ética e Profissionalismo
O melhor do médico segue sendo sua credibilidade e respeito ao Código de Ética Médica. Por isso, conte com a nossa instituição de ensino médico, especializada em cursos preparatórios para a prova de título de especialista — AproMed | Ética e Profissionalismo.
Presente em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife, você, colega médico, pode contar com a sua AproMed | Ética e Profissionalismo para conquistar o tão imprescindível Registro de Qualificação de Especialista (RQE), através de uma metodologia única e que conta com diferencial do Aprovamos OU Devolvemos.
Você pode, você merece, você é capaz.
Juntos somos mais fortes!
A sua AproMed | Ética e Profissionalismo oferece uma extraordinária Tríade de Diamantes AproMed ????????????: aulas presenciais ? aulas gravadas para rever à vontade (não temos EAD) ? Mentoria Diária AproMed – ???? Projeto Você não está só! – a ser realizada por professores com mestrado ou doutorado, das 8h às 18h e de segunda-feira a sexta-feira. Consulte o regulamento.
Ao longo de 12 meses, o colega médico será preparado com: 192 horas-aulas presenciais, 60 horas-aulas gravadas e mentoria online diária. Tudo isso para garantir aprendizado de excelência e a conquista do tão sonhado título de especialista (RQE).
Seguramente, o progresso do médico generalista é a conquista do seu importantíssimo e necessário título de especialista para registrá-lo no CRM. Com o RQE, tudo fica mais fácil.
Prezados colegas médicos(as), divulguem esse conteúdo para seus colegas médicos. Vamos valorizar o título de especialista registrado no CRM, pois essa ação trará melhoria para a Medicina brasileira, além de alertar a todos para a exigência do CFM.
Saiba mais no nosso site: www.apromed.com.br |0800 941 7250 ou pelo nosso WhatsApp (31) 99672-0825. Instituição de ensino médico AproMed | Ética e Profissionalismo, especializada em curso preparatório para prova de título de médico especialista nas cidades BH SP, DF, RJ e Recife. Aprovamos OU Devolvemos.
Participe também da nossas futura conferência:
- Dr. Leandro Karnal, doutor pela USP, falando sobre Medicina e Compaixão.
? Exclusivamente para médico
O médico pode atuar em todas as especialidades médicas sem restrições. Contudo, o Conselho Federal de Medicina (CFM), através do artigo 117 do novo Código de Ética Médica, exige do médico que divulga sua especialidade em anúncios profissionais de qualquer ordem, que junto ao nome inclua também seu número do Conselho Regional de Medicina (CRM), com o estado da Federação no qual foi inscrito e o seu Registro de Qualificação de Especialidade (RQE). E, caso o médico não cumpra essa norma ele estará sujeito a um processo ético administrativo junto ao CRM visto que se trata de uma infração ao Código de Ética Médica.