Foi-se o tempo em que os dados do paciente ficavam em uma ficha de papel e em que o contato com ele se dava apenas por telefone. O mundo está cada vez mais digital, e isso não é diferente nos consultórios.
Além de ter o e-CRM, é essencial conhecer as tecnologias para médicos para atrair o público que procura sua especialidade. O objetivo é otimizar os processos e oferecer uma experiência diferenciada ao paciente. Para isso, há uma variedade de ferramentas que não pode faltar em uma clínica médica.
Tem interesse em saber o que é preciso fazer para tirar o melhor proveito dessas inovações em seu dia a dia? Continue acompanhando o artigo e não deixe de colocar em prática as dicas que elencamos a seguir. Boa leitura!
Invista em uma plataforma de relacionamento com o cliente
Uma solução que todo consultório médico deve ter é um sistema de CRM (Customer Relationship Management), um software de gestão de relacionamento com o cliente. É uma tecnologia que armazena as mais variadas informações dos pacientes, desde o primeiro contato, passando pelos dados coletados para a ficha médica até o feedback recebido. Tudo de uma forma segura, uma vez que utiliza um servidor na nuvem.
Trata-se de uma ferramenta de automação que analisa os dados dos pacientes e possibilita entender melhor os interesses deles. Por exemplo: o sistema pode avisar que está na hora de o paciente retornar para o check-up. Para isso, envia lembretes que vão demonstrar uma preocupação do médico. Pode também sinalizar que determinada pessoa tem interesse em um tratamento complementar segundo as informações do perfil que constam do sistema.
Outra funcionalidade é a pesquisa de satisfação, que pode ser enviada por e-mail e cujas respostas geram relatórios automáticos que permitem identificar quais melhorias precisam ser feitas na clínica, com relação a pontos como recepção, consulta, pagamento, convênios, entre outros. Assim, a ideia de usar essa tecnologia é ficar próximo do público e aumentar as taxas de fidelização na clínica, visto que é possível oferecer um atendimento personalizado.
Faça automação de marketing
Entre as tecnologias para médicos estão aquelas voltadas à automação do marketing. É importante se valer de estratégias para divulgar os serviços como médico especialista e os diferenciais da sua clínica na web.
A partir dos dados cadastrados dos pacientes, o médico pode se valer do e-mail marketing para, por exemplo, lembrá-los das consultas, fazer pesquisas de satisfação, enviar felicitações em datas especiais e até encaminhar conteúdos relevantes de saúde voltados à sua área de atuação.
Em relação ao marketing, é interessante investir em um site responsivo, que se adapta automaticamente à tela de qualquer dispositivo, proporcionando uma boa experiência ao público. Criar páginas do seu consultório nas redes sociais também é uma estratégia interessante para interagir e se aproximar do público, o que pode atrair e fidelizar pacientes.
Apesar de todas as vantagens do marketing digital, os médicos devem tomar algumas precauções a fim de evitar divulgações que não sigam as normas preconizadas pelo Código de Ética Médica e pela Resolução CFM nº 1.974/11.
Melhore a experiência do paciente antes da consulta
Quando se fala em tecnologias para médicos com a finalidade de oferecer um serviço e atendimento diferenciados, é preciso investir em ferramentas — não apenas no momento da consulta, mas desde o primeiro contato que o paciente tem com seu consultório.
Dessa maneira, além de um site completo para que ele possa entender quais são os serviços, exames e tratamentos realizados, uma dica é pensar em uma experiência diferenciada na hora da marcação de consultas.
Ter o agendamento online na própria página da clínica facilitará a vida do paciente e também melhorará a produtividade da sua equipe, pois não será necessário ter um colaborador somente para essa tarefa.
Com essa ferramenta, a pessoa pode selecionar a data e hora mais convenientes sem precisar esperar ao telefone ou se lembrar de fazer isso em horário comercial, pois é um serviço que fica disponível 24h por dia. O sistema também tem a função de enviar um lembrete por e-mail, avisando que a consulta está próxima, o que vai evitar faltas por esquecimento.
Facilite o pagamento online
A fim de atrair e fidelizar o público, o médico deve pensar na comodidade na hora do pagamento. Muitas pessoas deixaram de usar cheque e acham perigoso andar com dinheiro, então é importante aceitar cartões de crédito e débito. Para oferecer mais facilidade, a dica é apostar em tecnologias que propiciem o pagamento de consultas e exames online, diretamente no site do consultório.
Utilize o prontuário eletrônico do paciente
Quando se faz uma lista dos avanços tecnológicos para médicos, não há como não citar o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). É um software que armazena o histórico médico do paciente e traz dados importantes, como atendimentos realizados, medicações utilizadas, exames feitos, observações se a pessoa tem alguma alergia, entre outros.
Dessa maneira, ao atender o paciente, o médico tem as informações completas sobre o histórico e a condição de saúde dele, o que facilitará a conduta a ser adotada, como a prescrição de medicamentos ou o encaminhamento a um tratamento específico. O interessante é que os dados ficam seguros, na nuvem, e podem ser acessados de qualquer lugar, trazendo uma segurança ao paciente e também ao trabalho do médico.
Distribua conteúdo relevante na internet
A última dica para fidelizar e atrair pacientes é se tornar autoridade em sua especialidade médica. Por exemplo, o endocrinologista pode produzir conteúdo relevante e de qualidade sobre diferentes temas da Endocrinologia para ser publicado no blog do site do consultório e nas redes sociais. Essa é uma forma de ser encontrado na internet pelo público e também de “educar” os leitores, com artigos sobre saúde ou que apresentem tendências e tecnologias em seu segmento.
Esperamos que tenha gostado de conhecer algumas das tecnologias para médicos que vão proporcionar um atendimento diferenciado, além de atrair mais pacientes. É fundamental estar sempre atualizado quanto às ferramentas e aos programas que trarão uma qualidade adicional aos seus serviços.
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Juntos, somos mais fortes!
Prezado(a) colega médico(a), divulgue este conteúdo para seus colegas médicos. Vamos valorizar o título de especialista registrado no CRM, pois essa ação trará melhoria para a medicina brasileira, além de alertar a todos para a exigência do CFM.
Saiba mais no nosso site: www.apromed.com.br | 0800 941 7250 ou WhatsApp: (31) 99672-0825.
Caro(a) colega médico(a), nossa AproMed desenvolve há 15 anos uma educação médica continuada de excelência. No?s, mais de 70 professores me?dicos, estamos prontos para lhe auxiliar em mais esta conquista, em mais uma qualificac?a?o profissional. Vamos juntos rumo a? conquista do ti?tulo de especialista (RQE).
O méd
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pode atuar em todas as especialidades médicas sem restrições. Contudo, o Conselho Federal de Medicina (CFM), por meio do artigo 117 do novo Código de Ética Médica, exige do profissional que divulga sua especialidade em anúncios de qualquer ordem que, junto ao nome, inclua, também, seu número do Conselho Regional de Medicina (CRM), com o estado da Federação no qual foi inscrito e o seu Registro de Qualificação de Especialidade (RQE). Caso o médico não cumpra essa norma, estará sujeito a um processo ético administrativo junto ao CRM, visto que se trata de uma infração ao Código de Ética Médica.
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