Gastroenterologia Entre os cursos preparatórios para exame de título que a AproMed oferece aos candidatos e candidatas à especialização, está o de Gastroenterologia.

Tratando de temas que estão relacionados ao sistema digestivo dos indivíduos, suas possíveis enfermidades e condições clínicas desenvolvidas, os preparatórios AproMed provocam os alunos e alunas a aprofundar os seus conhecimentos sobre os diversos temas da especialidade médica.

Um deles, é conhecer os métodos e como é realizado o rastreamento do câncer colorretal e a identificação de pólipos.

A partir da explicação dos professores especialistas, os alunos podem ter acesso a um conhecimento ainda mais específico.

Inclusive, hoje nós os convidamos para falar mais sobre esse tema, que, além de ser frequente nas provas de título, também podem ser motivo de dúvida de possíveis pacientes e interessados.

Quer saber mais sobre isso? Está se preparando com a AproMed para o exame de título em Gastroenterologia? Gosta desse assunto? É um profissional da área? Então, venha conferir o nosso conteúdo!

Proposta de conhecimento: como atender um paciente que apresentou adenoma tubular com displasia leve?

Entre os professores que fazem parte do nosso corpo docente, temos aqueles que são especializados na identificação de situações que podem vir a ser problemáticas.

Sendo assim, um dos meios de estudo que a AproMed propõe, é o estudo clínico dessas condições. Como exemplo, para discussão, trazemos à tona: Qual conduta tomar, diante da identificação de um adenoma tubular com displasia leve, com 1 cm no maior diâmetro?

De acordo com o nosso método de trabalho, os alunos e alunas cursantes do preparatório são provocados a pensar qual seria a melhor indicação em um caso como este.

Para tanto, eles poderiam optar por:

  1. Repetir retoscopia rígida ou flexível após 5 anos;
  2. Solicitar exame colonoscópico para completa avaliação;
  3. Orientar retorno em 1 ano para outra avaliação de rotina;
  4. Sugerir exame colonoscópico aos 50 anos, para rastreamento;
  5. Indicar colectomia segmentar com linfadenectomia.

Perceba que são sugestões relacionadas ao rastreamento da condição apresentada pelo paciente. 

No entanto, é nesse momento que a expertise do profissional se mostra válida, principalmente no que diz respeito a orientação de alunos e alunas.

O professor especialista da AproMed indica que, caso os exames de imagem deem resultados que indicam qualquer tipo de alteração, o ideal é realizar outro tipo de investigação.

Nesse exemplo de caso clínico, o adenoma foi identificado a partir de um exame de retoscopia. Logo, para propor uma investigação mais abrangente, o professor indica que o profissional deveria solicitar, dessa vez, uma colonoscopia para uma avaliação ainda mais completa.

Esse tipo de pensamento crítico é um dos pilares da AproMed, que visa não apenas apresentar fatos para os nossos alunos e alunas, mas sim estimulá-los a encontrar as melhores e mais adequadas soluções para as situações cotidianas que irão se impor durante o seu atendimento na área da Gastroenterologia.

Por que os cursos preparatórios AproMed para a prova de título em Gastroenterologia se aprofundam em questões como o rastreamento do câncer colorretal e pólipos?

A proposta dos professores e professoras do curso preparatório para o exame de título em gastroenterologia, é garantir que os alunos e alunas consigam compreender com mais exatidão os temas que podem ser cobrados na prova. Por isso, todo o material do curso é pensado com base no sistema proposto pelo edital da prova. 

Nesse sentido, um dos ensinamentos que os alunos e alunas do curso preparatório em Gastroenterologia tem contato, diz respeito ao rastreamento do câncer colorretal e pólipos.

Os professores especialistas do curso ajudam os candidatos e candidatas a entenderem melhor como é feito esse mapeamento, de modo a aprofundar o seu entendimento sobre o assunto e aumentar as suas chances de ter um bom desempenho na prova.

Indo além, eles ajudam os alunos e alunas a identificarem as melhores práticas, de modo que o seu atendimento clínico, posterior a obtenção do RQE, seja excepcional.

Afinal, além da própria condição de especialista, é importante que as médicas e médicos tenham maior capacidade de atendimento, empatia e envolvimento com os seus pacientes, que vão até os consultórios em busca de ajuda profissional especializada.

Está aí também, mais uma das importâncias de se fazer um bom curso preparatório: ajudar os candidatos e candidatas a especialistas a enxergarem um formato mais humanizado de atendimento.

Por que é importante que os candidatos e candidatas à obtenção do RQE tenham contato com questões como essa?

O aprofundamento dos temas estudados em nosso curso preparatório para a prova de título em Gastroenterologia ajuda para que os alunos e alunas se sintam mais confiantes na hora efetiva do exame.

É por isso que, quando estamos preparando o material didático especial dos cursos, buscamos inspiração não apenas nos últimos exames de RQE, como também pesquisamos sobre os principais temas que têm sido discutidos nas comunidades médicas.

Afinal, é para atuar em ações cotidianas, identificação de problemas clínicos e ajudar na solução dessas condições, que as médicas e médicos desejam se tornar profissionais especializados.

Com isso, eles serão capazes de atender melhor os pacientes que procuram por ajuda capacitada. De maneira mais pontual, terão mais base de conhecimento para ter um bom desempenho no exame de título.

O curso preparatório para o exame de título em Gastroenterologia da AproMed vale a pena?

Agora que você teve uma prévia do tipo de conhecimento que fazemos questão de dividir aqui na AproMed, terá condições de compreender com mais exatidão a qualidade dos nossos cursos preparatórios. 

Nosso trabalho é desenvolvido para aumentar as chances de um bom desempenho na prova de título.

Contudo, mais do que isso, queremos contribuir para que as médicas e médicos tenham um ótimo desenvolvimento profissional.

É por isso que nos dedicamos a criar um programa de estudos que seja eficiente e que os ajude a dar um bom desempenho não só no momento do exame, mas também na vida profissional.

Caso você se interesse pela especialidade da Gastroenterologia e deseja ter mais detalhes sobre os nossos cursos preparatórios, vale a pena entrar em contato com o nosso time de atendimento.

A AproMed pode te ajudar a conquistar esse sonho. Acesse o nosso site e saiba mais sobre o nosso método de trabalho!

A AproMed, é uma instituição credenciada pelo CRM SP e conveniada ao CRM RJ.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Apromed é uma Instituição de Ensino Médico de Excelência, com 98,9% de aprovação.

Ter prosperidade econômica, sucesso e reconhecimento, pode melhorar a sua vida. O título de médico especialista (RQE) registrado no CRM ajuda, colabora e favorece.

Pois, sem educação médica continuada, fica quase que impossível adquirir reconhecimento profissional.

Por isso, a importância do título de especialista registrado no CRM.

Portanto, melhorar sua condição econômica exige também conquistar o título de especialista registrado no CRM. Trata-se de algo importantíssimo e fundamental para se destacar. O diferencial que pode alavancar a vida do profissional da medicina.

Veja também: