curso preparatórioPara os médicos e médicas gastroenterologistas que desejam atualizar o seu título de especialista, investir em um curso preparatório para o exame do RQE é o primeiro passo em direção ao objetivo.

Isso porque, vencer o exame uma segunda vez pode ser mais complexo, devido à rotina já instalada como um ou uma especialista em saúde.

Com mais atribuições e menos tempo, ter um apoio pedagógico na busca pelo reforço da especialização é um ponto a mais para otimizar os resultados.

Por isso, vale a pena entender com mais profundidade como funcionam esses preparatórios e porque eles serão de grande ajuda se você está pensando em atualizar seu título como gastroenterologista.

Como o curso preparatório pode ajudar a atualizar o curso de Gastroenterologia?

O curso preparatório é um sistema de ensino que reúne os principais temas que costumam ser cobrados na prova de título de especialização.

Isso significa que é um compilado de informações que abrangem técnicas da especialidade, de modo a tornar o candidato ou candidata mais aptos a terem um bom resultado no momento do exame.

Porém, podemos explicar com mais aprofundamento sobre o curso, em si. Veja só:

Preparando para o exame de título

A principal e mais importante função do curso preparatório, é tornar o candidato e candidata mais apto a ter um bom resultado no momento do exame de título.

Para alcançar esse intuito, são aproveitas todas as técnicas, além do conhecimento dos próprios professores e professoras da área, que irão dividir com o aluno e aluna todos os principais assuntos relacionados à titularidade de gastroenterologista.

Disponibilizando conhecimentos técnicos sobre o tema

Indo além da questão teórica, o curso preparatório também é uma maneira eficiente de distribuir conhecimento técnico.

Isso porque, os treinamentos englobam até mesmo as ações práticas do atendimento em gastroenterologia, considerando que muitos conteúdos cobrados no exame são baseados, justamente, nesse entendimento dinâmico da especialidade.

Ajudando o candidato e candidata a se prepararem psicologicamente

Por fim, um bom preparatório também é eficiente em ajudar o candidato e candidata a se organizar psicologicamente.

Isso significa ter calma e paciência para buscar os conhecimentos necessários para a atualização e, também, dar a eles bases para conseguir realizar uma prova sem nenhum tipo de abalo emocional.

O que é abordado em curso preparatório para atualização do título?

Em relação ao preparatório para a prova de Gastroenterologia, ele aborda as principais áreas da especialidade médica. Em suma, são as seguintes:

Todos os temas são estudados com o apoio de professores e professoras especialistas na área médica.

Como deve ser um bom curso preparatório?

Até então, estamos falando sobre as características dos cursos preparatórios e sobre como ele pode ser valioso para os médicos e médicas que desejam atualizar o seu título de gastroenterologista.

No entanto, para que esse programa educacional alcance os resultados esperados e seja realmente eficiente em ajudar os candidatos e candidatas, é fundamental que ele apresente alguns critérios que irão determinar a sua qualidade.

Nesse caso, quando estiver em busca de um bom curso preparatório, sempre verifique se ele apresenta as seguintes características:

Ter materiais didáticos

Um dos recursos mais importantes no curso preparatório, é o material didático. Os apostilados são peças essenciais para os médicos e médicas que estão estudando para o exame de título. 

Isso porque, eles podem recorrer ao material em seus momentos de pausa ou de folga, tendo um roteiro ideal para estudo direcionado.

Aulas ao vivo e gravadas

Outro elemento fundamental em um bom curso preparatório, é a possibilidade de assistir aulas ao vivo e, também, ter a oportunidade de rever os conteúdos quando quiser.

Isso porque, nem sempre o candidato e candidata ao exame, que, efetivamente, já são médicos e médicas em atuação, terão a oportunidade de acompanhar a aula diretamente no momento em que estiver sendo transmitida.

Além disso, um detalhe que vale a pena verificar, caso esteja pesquisando por curso preparatório para a prova de título em gastroenterologia, é se há espaço para trocar ideias e tirar dúvidas com os professores e tutores.

Esse contato com os mestres pode ajudar o candidato e candidata a se sentirem mais seguros para realizar as atividades de treinamento.

Treinos com simulados

Tal qual o material didático apostilado, os simulados também são excelentes recursos didáticos para treinar para a prova de título em gastroenterologia.

Principalmente porque os simulados podem ser preparados com base nas perguntas que foram tema do próprio exame de RQE.

Além disso, o formato desse recurso pedagógico já ajuda o candidato e a candidata a se familiarizam com o modelo da prova, de modo a estar mais preparado quando o momento efetivo acontecer.

Isso pode, inclusive, favorecer para que ele tenha um desempenho mais dinâmico, por reconhecer a estrutura do exame.

Estudos de caso

É bem interessante que o curso preparatório escolhido ofereça casos clínicos na área da gastroenterologia para estudo.

Isso porque, parte da prova de título, que é composta por 50 questões relacionadas à prática da gastroenterologia, são pautas que se relacionam com a atividade cotidiana.

Por isso, é valioso quando os professores e professoras oferecem a oportunidade de avaliar um caso clínico, de modo que os alunos e alunas tem a possibilidade de determinar um diagnóstico e propor um tratamento adequado.

Professores e professoras qualificados

Por fim, um último ponto que é determinante em um curso preparatório que possua a qualidade necessária para maximizar as suas chances de atualizar seu RQE, é o fato de ser criado e lecionado por professores e professoras que tenham qualificação na área.

É fundamental que as aulas sejam dadas por médicos e médicas que se dedicam ao ensino, justamente por terem esse olhar que transita entre a prática médica e, também, a capacidade de transmitir conhecimento.

Não deixe de conferir se o curso que está analisando possui essa característica. Isso é um elemento principal, que não pode ser deixado de lado em hipótese nenhuma. 

Afinal, o conhecimento prático também deve ser abordado durante os estudos preparatórios.

Quer fazer o melhor curso preparatório para atualizar o título de especialista em Gastroenterologia?

Se você está empenhado em atualizar o seu título em Gastroenterologia, o ideal é buscar por um curso preparatório que te ofereça todas as vantagens que citamos e que, também, garanta esse rol de informações que te ajudarão a ter um bom desempenho no momento do exame.

Por isso, vale a pena entrar em contato com a AproMed! Aproveite nossas condições especiais para profissionais da medicina que desejam reforçar a titularidade!

AproMed, instituição credenciada pelo CRM SP e conveniada pelo CRM RJ. E mais: em pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) fomos considerados uma Instituição de Ensino Médico de Excelência.

Prosperidade econômica, sucesso econômico, dinheiro para melhorar sua vida? O título de médico especialista registrado no nosso CRM (RQE) ajuda, colabora, favorece.

Portanto, melhorar a nossa condição econômica exige também conquistar o título de especialista registrado no CRM. Importantíssimo. Fundamental. Dinheiro que pode alavancar a vida da médica e do médico.

Sem educação médica continuada de excelência, ter prosperidade econômica para a médica e o médico fica quase que impossível. Isso é um fato, não um achismo. A realidade tal qual ela é.

Veja também: