Conheça o mercado de trabalho para a Endocrinologia

3 minutos para ler

Caro(a) colega médico(a), a Endocrinologia é uma especialidade médica que começou seu crescimento com timidez. Entretanto, hoje ela já está se consolidando como uma importante área de atuação para médicos.

Como os hormônios estão ligados a vários transtornos, comorbidades e doenças, o endocrinologista tem se tornado uma peça-chave no desenvolvimento de diversas práticas diagnósticas e terapêuticas.

Essa área chama sua atenção, colega médico? Se sim, continue a leitura e conheça um pouco mais sobre ela!

codigo-de-etica-medico-apromed

Qual é a expectativa do mercado para a Endocrinologia?

A Endocrinologia é um campo de conhecimento que tem tido avanços técnicos, tecnológicos e científicos constantemente. Os diagnósticos têm ficado mais precisos e os profissionais vêm buscando o aprimoramento em suas atividades.

Assim, é esperado que a Endocrinologia consiga promover terapêuticas mais modernas, menos invasivas e com efeitos adversos reduzidos para disfunções já conhecidas.

Somado a isso, a atuação preventiva também chama a atenção nessa especialidade médica. Um bom exemplo disso é a terapia genética, que permite o tratamento de disfunções antes que elas se manifestem ou causem graves prejuízos ao paciente.

Outro ponto importante é o tratamento continuado. O endocrinologista acompanha seus pacientes durante longos períodos, sempre observando, de perto, a evolução dos casos.

Como é a rotina do endocrinologista?

O Endocrinologista é o profissional que lida com todo o sistema endócrino e suas secreções. Isso significa que no dia a dia o médico com essa especialidade pode encontrar desde disfunções típicas a situações raras.

Alguns desses casos são:

  • Hipotireoidismo;
  • Hipertireoidismo;
  • Andropausa;
  • Osteoporose;
  • Obesidade;
  • Disfunção de crescimento;
  • Ovários policísticos;
  • Menopausa;
  • Diabetes.

Algumas dessas disfunções apresentam demandas elevadas, como é o caso da menopausa, havendo, inclusive, médicos que se especializam apenas no tratamento delas e de suas variações.

Onde o endocrinologista pode trabalhar?

O endocrinologista atua como qualquer médico especialista. Ele tanto pode passar seu dia no consultório fazendo atendimentos clínicos, quanto em blocos cirúrgicos, para casos específicos.

O profissional que atua nessa especialidade acompanha os pacientes de perto. Ele solicita exames, acompanha a evolução, faz uma análise do histórico, cuida do diagnóstico e elabora tratamentos, além de propor exercícios e mudanças de hábitos.

Por isso, o endocrinologista pode trabalhar em clínicas e hospitais públicos ou privados, sejam eles consultórios particulares ou postos de saúde.

Desse modo, podemos afirmar que a Endocrinologia é uma especialidade com grande potencial e que ainda tem muito espaço no mercado. Os médicos que buscarem tal titulação provavelmente terão um rápido crescimento.

Se você, médico, ainda tem alguma dúvida sobre como conseguir o seu registro de qualificação do especialista (RQE) para se tornar um Endocrinologista, leia nosso texto que explica sobre como obter um título médico!

Posts relacionados

Deixe um comentário