5 dicas para ser bem sucedido na prova de título de especialidade médica

5 minutos para ler

Caro(a) colega médico(a), estudar para a prova de título de especialidade médica pode parecer um grande desafio, principalmente para médicos que já exercem a profissão, que dispõem de pouco tempo para os estudos mas muita vontade de obter o desejado Registro de Qualificação de Especialidade (RQE). A seguir, apresentamos dicas de estudo essenciais para quem está se preparando para passar na prova:

Cronograma de estudos

Assim como no labor médico é necessário ter uma organização e planejamento, nos estudos também. Um cronograma de estudos é uma ferramenta fundamental para começar a estudar, e ela deve ser feita antes do momento de estudo. Escolha um lugar iluminado e tranquilo, sem interferências, separe os materiais necessários para o estudo, defina um horário que você possa cumprir e anote em um calendário o conteúdo a ser estudado cada dia, mantendo uma aprendizagem contínua. 

Leitura de livros específicos

Escolha livros específicos da área de especialidade que você deseja se aplicar da prova de título de médico especialista, assim você estará estudando possíveis conteúdos que irão cair na prova. Existem livros recomendados pela referida Sociedade Brasileira da área de especialidade, com os conteúdos e questões comentadas da prova de anos anteriores, utilize como base para seus estudos mas busque informações em alta na área médica. 

Mapas Mentais 

O mapa mental é uma ferramenta ótima para a memorização de conteúdos. Através de esquemas, faça de forma sucinta a relação entre um ponto principal e outro do mesmo tema, criando um mapa mental organizado. Para uma fácil visualização dos conteúdos mais importantes, faça o destaque com um marca texto de uma cor chamativa, utilize setas ou alguma sinalização. O objetivo é chamar a atenção para a informação em destaque. 

A forma correta de realizar um mapa mental é escrevendo “a mão”, pois através da escrita é formada uma linha de raciocínio, levando a reflexão do que se está escrevendo.   

Revise o conteúdo

A revisão do conteúdo é um processo importante que faz parte dos estudos, pois nesse momento é relembrado o que já se foi aprendido, e reforçada a reflexão e memorização de conteúdos. Organize em seu cronograma um dia específico para a revisão dos conteúdos, neste momento é ideal realizar mapas mentais. 

Não deixe a revisão para o final, pois provavelmente você já terá esquecido os conteúdos iniciais. 

Estude com material de qualidade 

Busque materiais de qualidade para estudar e aprovar. O conteúdo que for estudado definirá o seu sucesso. Na AproMed | Ética e Profissionalismo oferecemos cursos preparatórios para a prova de título de médico especialista: aulas teóricas com  conteúdos atualizados da área de especialidade + aulas gravadas de profissionais experientes na área de especialidade + mentoria para responder suas dúvidas, além do Compromisso de Ouro AproMed: Aprovamos OU Devolvemos. 

Esperamos que estas dicas de estudos para a prova de título de médico especialista auxiliem na obtenção de seu RQE e que você, caro doutor, seja um médico especialista. 

{{cta(’58b1c269-5013-48d0-a730-6f03d9197c2a’,’justifycenter’)}}

Sem o título de médico especialista registrado no CRM, a vida financeira e profissional do médico torna-se bem mais difícil”, afirma um dos nossos alunos médicos. 

A sua AproMed | Ética e Profissionalismo oferece uma extraordinária Tríade de Diamantes AproMed 💎💎💎💎💎💎: aulas presenciais➕ aulas gravadas para rever à vontade (não temos EaD) ➕ Mentoria – Projeto “Você não está só!” – Mentoria Diária de 8 às 18 horas realizada por professor com mestrado.

Ao longo de 12 meses o/a colega médico(a) será́ preparado com: 60 horas-aula virtuais; 192 horas-aula presenciais e mentoria online. Tudo isso para garantir aprendizado de excelência e a conquista do tão sonhado título de especialista.

Seguramente, o progresso do médico generalista é a conquista do seu importantíssimo e necessário título de especialista para registrá-lo no CRM. Com o RQE, tudo fica mais fácil. 

Prezados colegas, divulguem esse conteúdo para seus colegas médicos. Vamos valorizar o título de especialista registrado no CRM, pois essa ação trará melhoria para a Medicina brasileira, além de alertar todos para a exigência do CFM.

Saiba mais no nosso site: www.apromed.com.br |0800 941 7250 ou pelo nosso WhatsApp (31) 99672-0825. Instituição de ensino médico AproMed | Ética e Profissionalismo, especializada em curso preparatório para prova de título de médico especialista nas cidades BH SP, DF, RJ e Recife. Aprovamos OU Devolvemos.

O médico pode atuar em todas as especialidades médicas sem restrições. Contudo, o Conselho Federal de Medicina (CFM), através do artigo 117 do novo Código de Ética Médica, exige do médico que divulga sua especialidade em anúncios profissionais de qualquer ordem, que junto ao nome inclua também seu número do Conselho Regional de Medicina (CRM), com o estado da Federação no qual foi inscrito e o seu Registro de Qualificação de Especialidade (RQE). E, caso o médico não cumpra essa norma ele estará sujeito a um processo ético administrativo junto ao CRM visto que se trata de uma infração ao Código de Ética Médica.

Posts relacionados

Deixe um comentário